sexta-feira, 2 de julho de 2010

Copa do Mundo das Ilusões 2010!



autoria: Rafael Benedito de souza

Último minuto. Apita o Juiz. Brasil faz 1 no primeiro tempo. Holanda vira o jogo: Faz dois no segundo. e se despede assim a seleção do Brasil na copa do mundo. Holanda vence! O Brasil chora. Mas chora com o que? Ainda não entendi muito bem porque o Brasil está nessa aflição. Bem, talvez isso seja bom. Talvez assim o povo esqueça um pouco essa ilusão da copa e passe a falar mais da vida real, já que estamos no ano de eleições. Esse sim é um assunto que afeta a todos nós. Mas parece que ninguem se importa que o Brasil perca na política. Parece que já estão acostumados com essa política de merda que temos, fadados a derrota. Preferem se iludir com sonhos fantasiosos de uma copa do mundo de futebol. Adeus Brasil! Superaremos essa ilusão?

5 comentários:

  1. Li todo o blog de vocês e fiquei aqui me corroendo se deveria comentar ou não. Decidi ter a ousadia de fazê-lo. Não quero comentar um texto específico, e sim, falar de maneira geral sobre tudo o que foi discutido. Primeiramente, devo admitir que me deparei com algumas verdades chocantes lendo esses textos. Chamou-me especial atenção os textos sobre a Igreja, eu como ateu de carteirinha, nunca tinha pensado no Cristianismo por um viés econômico, político e muito menos já o tinha relacionado com comunismo. Então, lembrei-me da figura do agora já saudoso Saramago, também ateu;também comunista. Fiquei na dúvida sobre o que ao certo se passava na cabeça dele.Percebi também o quanto vocês tripudiaram em cima da Copa do Mundo. Confesso que também não sou fã do evento. Mas penso que tal acontecimento esportivo não precisa necessariamente ser uma mera "brincadeira". Em especial nessa Copa, a qual está acontecendo na África do Sul, terra marcada pela segregação racial. Esse período de jogos foi um ótimo ensejo para se discutir que a África não é apenas um continente de miséria. Que o continente tem 53 páises e cada um com suas particularidades. Foi tmabém tempo de se mostar que lá tem cultura, que a África faz música, literatura, teatro, artesanato, religião, culinária, enfim. E como não lembrar de Nelson Mandela? Projetos em algumas poucas boas escolas do Brasil mostraram tudo isso. É nessas horas que entra o papel preponderante da Educação. Claro que a Copa do Mundo gera gastos exorbitantes, alienação e a tão malfadada política "pão e circo". Porém, sozinhos não vamos acabar com a Copa e já que não vamos, as escolas e bons professores podem questionar com seus alunos tudo o que vocês discutiram aqui. Acho que não podemos ser tão radicais. Mudar a sociedade? Podemos sim! Mas isso tem que começar de leve, gradativamente.... Chegue a uma sala de aula qualquer e proponha uma passeata contra à corrupção? Será que alguem vai? Talvez sim... Talvez não... Por isso, acho que estamos no caminho certo: debate virtual de ideias já é um excelente começo. "Temos que começar a mudar o mundo a partir do que vemos pela janela de nosso povoado". Roubei isso de algum autor, não me lembro quem rsrsParabéns pelo trabalho, rapazes!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e Elogio. Tbm sou comunista, porém sou cristão. Esse texto sobre cristianismo e e comunismo eu fiz com o objetivo de enviar para algumas igrejas. e já o fiz. vou enviar para outras. Hoje sou comunista em grande parte por que eu primeiramente fui cristão. Sobre o debates em colégio, chamamento pra passeatas, realmente é uma boa idéia. Mas farei isso com certeza. Eu estou me formando para ser professor de história. Tenho 19 anos. O companheiro celso se não me engano tem 16. E sobre a copa do mundo. É até um evento legal. Até gosto de assistir. Porém, enquanto houver capitalismo, nós não poderemos continuar nessa ilusão de copas.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente. Chorar com o que?
    Mais um ópio que se cria!

    ResponderExcluir
  4. Não temos motivos para chorar, sendo que nossa realidade é bem mais chocante que meros homens correndo atrás de uma bola!
    Chorai-mos pelas crianças sem escola, sem casa, sem comida no prato!; Chorai-mos pelo pai de família que trabalha o dia todo e o mês inteiro, para no final não ganhar salário, pelo fato de ter um patrão sem escrúpulos; Chorai-mos pela nossa miséria disfarçada de "democracia"; Chorai-mos pela nação que nunca foi nossa, e sim de burgueses capitalistas, chorais! No entanto se consolarás e farás alguma coisa para reverter essa abominação!

    ResponderExcluir
  5. Ópio muito bom...o brasileiro só constesta os políticos e fazem manifestações quando o jogador que se diz bom não vai à Copa. E também quando o governo faz alguma coisa que presta para a população pobre e a elite (Globo) chama o povo a rua para protestar...e não é que eles vão mesmo!!!

    ResponderExcluir