sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Reflexo sobre a ''democracia'' capitalista

A grande quantidade de informações existentes na globalização e na internet não é um exemplo nem uma adição da democracia. Na verdade, essa abundância de informações tende a degenerar a democracia pelo seguinte raciocínio: Vivemos em uma sociedade de consumidores. Nesta, tende-se a inovar e jogar fora os produtos para manter o consumismo funcionando. Essa prática aplica-se às informações também: Para que ''perder tempo'' com um livro se há um mundo inteiro de informações? Pois então, as pessoas não lêem mais livros pois elas tentam absorver toda a informação disponível através de atalhos (resumos, frases prontas) na tentativa de serem mais flexíveis e conhecerem tudo. Com isso, os livros são substituídos por frases e as discussões são substituídas por imagens. Concluindo: afirmar então que o capitalismo é democrático pois fornece informações de todas as ideologias é uma falácia. Esse fornecimento aliado ao pouco tempo que as pessoas têm para pensar hoje em dia e à própria prática do consumo tende a tornar o pensamento atual mais pobre. Os livros que estão a venda são uma fachada para dizer que a democracia existe, porém, estes nunca serão comprados.

4 comentários:

  1. eu nunca tinha pensado por esse lado. é mesmo mais fácil se deixar levar pelo que um comentarista de TV diz e ver uma frase pronta na NET, do qeu ler um livro. parabéns pelo texto.
    .
    Nossa, o número de acessos ao nosso blog tá aumentado bastante. legal isso.

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa questão.Eu ainda coloco outros dois pontos a este anunciado, levantado por ti.

    1)A ditadura, que temos no mundo em vários setores,no caso aqui,me refiro a midíatica.A informação mundial é controlada por grupos e manopolios.E junto com essa imensidão centralizada de poder ideologico há apoios de outros setores centralizados e ditadorias,para que o resultado apareça ,assim como a falta de alternativas.Isso que já era grave com o mundo bipolar ficou mais ainda com o mundo pós 89, que consolidou um mundo com uma ditadura de um pesamento único.

    2)E ai já entro na segunda questão que tem algo com o que vc colocou.Nunca tivemos tanta coisa sendo repassada e divulgada sem reflexão critica em toda a historia da humanidade como temos hoje.Com a velocidade das ferramentas tecnologicas a mentira e manipulação nunca chegou tão longe em tão pouco tempo.
    E a conseguência disso é a criação de opiniões e subjetividades unicas,muitas vezes intolerentes, que quebra totalmente as alterantivas a 'democarcia' do capital e do mercado.

    Ainda sobre seu artigo, outro dia estava lendo um livro sobre metodologia da pesquisa historica.Acho que é o nome do livro era 'fontes históricas' e autora começa o livro,ou seu texto,no primeio capitalulo, com esse debate sobre intelctualidade e etc,discordando com essa ideia da sintese radical e do descartável.Mão me lembro qual era exatemente a frase.
    Mas é incrivel como isso(ideia dominante e os modos materias dominates) molda o comportamento e o pensar das pessoas em termos extretegicos e gerais.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aprecio seu ponto de vista. No meu caso, faço diversos estilos, tipos de estudos. Compro muitos livros, é fundamental, prefiro gastar meu salário em livros, do que em roupas ou coisas do tipo. Tenho mais de 100 livros, sem contar que sou cliente vip num SEBO no centro da cidade, não falta livros! No entanto tambèm baixo livros da Internet, acho excepcional! Não são livros inteiros, no entanto extrai o melhor do livro, o grosso! Assim você tem conhecimentos versáteis e rápidos, com o auxilio da Internet, que sendo bem utilizada, proporciona uma boa linha de estudos! Bom, é isso, até mais! Bom trabalho!

    ResponderExcluir