sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Capitalismo sobreviverá? O papel do socialismo no séc. XXI



O final do século XX foi marcado por grandes perdas por parte da esquerda mundial. Isso se traduz pelo fim da União Soviética e das repúblicas socialistas do leste europeu. Tal fato levou Fukuyama a declarar o fim da história, com a vitória do neoliberalismo.

Porém, seria o capitalismo verdadeiramente eterno e único sistema viável para o mundo? Vemos que o capitalismo não consegue responder questões básicas da sociedade, como um padrão de vida digno para as classes trabalhadoras, sistema de saúde universal, moradia e empregos. Exigências básicas para a sobrevivência e bem-estar humanos. Não consegue garantir nem o que esta escrito na própria constituição brasileira. Como pretende então ser o capitalismo um modelo viável para a humanidade?
O capitalismo é radical, pois mata, explora e aliena grande parte da humanidade para que uns poucos lucrem. O socialismo luta por nada além dos direitos básicos para que cada pessoa possa viver dignamente, sem ser usado como força de trabalho para enriquecer outrem.

O capitalismo, em sua radicalização, não se preocupa com um futuro para a humanidade. O capitalismo por si mesmo não tem como sobreviver para sempre. E não se trata aqui de querer adivinhar o futuro. O esgotamento dos recursos naturais, a destruição do meio ambiente e do próprio planeta, já não garante um futuro certo para a raça humana. A crise econômica de 2008 agora entra em uma nova fase, com uma guerra cambial entre china e Estados Unidos Esses dois países também são potência em termos militares, podendo tal conflito passar para uma disputa armada por razões puramente econômicas (como sempre).

O capitalismo não é capaz de assegurar a paz entre as nações, já que estas vivem em constante competição por mercados. Mesmo sem a explosão de um conflito armado em larga escala no momento, não podemos deixar de nos preocupar com o escaceamento das florestas, águas e terras férteis. O capitalismo destrói sem se preocupar com o amanhã, sempre ligado no hoje, no agora. Porém, nosso planeta é um só, e nós estamos o destruindo, ou pelo menos estamos deixando que façam isso, sem nos preocuparmos, ainda com a cara de pau de dizer que não é problema nosso.

No ano 3000 não existirá mais florestas, animais, água potável e a própria humanidade, se a devastação capitalista continuar. Talvez a grande escassez de alimentos seja acompanhada por uma guerra mundial, mas a certeza é de que o capitalismo não pode sobreviver para sempre.

Porém, o fim do capitalismo não garante que a sociedade seguirá um rumo melhor. Se o capitalismo se esgotar por si próprio, o que restará será simplismente fascismo, caos ou barbárie (ou tudo junto).



O socialismo toma então o papel de impedir que isso aconteça. O socialismo guiará a sociedade a um caminho seguro, impedindo a auto-destruição. Até os animais vivem sem ofender a natureza. Seriamos então nós os irracionais que cospe e espanca a própria mãe depois dela nos ter concebido?

No socialismo, o homem viverá de acordo com os limites da natureza e a respeitará. Cada um vivendo conforme sua necessidade e não conforme sua ambição. Sua liberdade terminará quando começar a do seu próximo.
Os socialistas tem agora o futuro de toda a humanidade em suas mãos. Tem a missão de impedir a barbárie capitalista e garantir um futuro melhor. Caso contrário, estaremos todos condenados. E isto não é radicalismo, mas sim extrema necessidade. Socialistas de todo o mundo, apressai-vos.

4 comentários:

  1. Excelente texto. A hora é agora. Espero de coração que na Europa ocorra algo.

    ResponderExcluir
  2. e tbm temos que construir a revolução aki camarada.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, nosso planeta não aguentará por muito tempo essa gula capitalista.
    De quantos planetas Terra mais precisará o capitalismo para saciar sua sede?! E nós, a grande massa, cruzaremos os braços e iremos até as últimas consequências para ver o resultado final?! Não, não temos esse direito! Está para surgir novas gerações, não podemos trair nossa espécie tão pouco nosso LAR!!!
    Temos, devemos, podemos, faremos a diferença!!! Estou consado dessa "conversinha" de Aquecimento Global,"comprometimento" dos países responsáveis por esse caos climático, algo puramente falso; Se porventura diminuírem as emissões de gases poluentes, principalmente (CO2), investirem em tecnologias alternativas, pararem de devastar florestas, o lucro será menor e os gastor aumentarão, algo que escapa das metas capitalistas!!!
    Não vamos comenter o erro de dependermos de líderes políticos, líderes empresariais, para mudar essa situação, também é o nosso planeta, nossa obrigação é lutar para salvá-lo e garantir um futuro para as próximas gerações!!! Como faremos isso?! "Proletários de todos os países, uni-vos!".

    ResponderExcluir