segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Igreja e a Exploração do Homem Pelo Homem (Parte II)


Crises econômicas: Consequência do capitalismo

Autoria: Rafael Benedito de Souza (#Rafael#)

O capitalismo necessita de produzir bens materiais a um ritmo cada vez mais rápido se não entra em crise. Ou seja, crise no sistema capitalista é gerada pelo excedente de produção. Produziu-se de mais, porém, não há pessoas com renda suficiente para que se comprem os bens produzidos. O que normalmente é feito para frear essas crises? Vimos um exemplo recente, na crise de 2008, quando produtores Belgas jogaram fora 3 milhões de litros de leite para frear o excedente de produção. Você pode se perguntar: “Porque eles não deram esse leite todo para os necessitados?” Oras, eles querem que as pessoas comprem o leite para eles lucrarem. Se distribuírem o leite, eles não lucram! Na crise de 1929 também não foi muito diferente quando o governo brasileiro comprou toneladas de quilos de café e os queimou! Isso é o que ficamos sabendo. Não me admira que façam isso com outros tipos de alimentos, unicamente para reerguer o capital. O governo agora investe trilhões para salvar os bancos e as empresas. Oras, pensei que o governo não tinha dinheiro para saúde, educação, esportes, etc. e agora tem tudo isso na reserva para salvar bancos e empresas? O que realmente está em jogo aqui? Ao mesmo tempo em que eles utilizam dinheiro para salvar empresas, trabalhadores são demitidos de seus empregos em todo o mundo, ficando uma grande margem de desempregados. Eles estão usando dinheiro público para salvar o capitalismo! Não queremos que salve esse sistema que gera morte e desemprego. Crises econômicas existem desde o surgimento do capitalismo e quanto mais reerguem esse sistema, mais o preparam para uma longa e nova crise econômica. SALVAR OS EMPREGOS E NÃO AS EMPRESAS! SALVAR OS TRABALHADORES E NÃO OS BANCOS!

Ditaduras na América Latina
Vivemos no Brasil um período que vai de 1964 a 1985 uma ditadura militar. Não só no Brasil, mas praticamente quase toda a América latina sofreu com ditaduras militares durante algum período da Guerra Fria. E o objetivo dessas ditaduras militares eram simplesmente a manutenção do Estado capitalista. Infelizmente ainda hoje existem cristãos que se mostram favoráveis a ditadura militar ocorrida no Brasil. Pergunto como um cristão pode ser favorável a um sistema que matou e torturou tantas pessoas e enganou tanta gente. Uma das mais terríveis ditaduras militares ocorreu no Chile, Quando Salvador Allende, um candidato de esquerda do Partido Socialista Chileno, chegou ao poder democraticamente e em 1973 foi deposto pelo ditador Augusto Pinochet, causando a morte não somente do presidente Allende, mas também de todo aqueles se opuseram a sua ditadura.


O Que Faremos?
O capitalismo também gera a guerra. O motivo do surgimento da primeira guerra mundial foi o imperialismo, gerado pelo capitalismo. As nações procuravam mão-de-obra barata em outros países, gerando o neocolonialismo. Também a procura por mercados consumidores levou o choque entre as nações, que se enfrentaram devido a essa guerra de mercados. Gerando morte, dor, sofrimento, destruição de famílias... E tudo por quê? Por causa desse sistema. Então o que fazer diante disso tudo? A solução é substituir esse sistema econômico capitalista por um novo, baseado nos princípios do cristianismo:
Atos 4:32 e 34, 35 diz: E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. (...) Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se por cada um, segundo a necessidade de que cada um tinha.”
Segundo podemos ver, o sistema econômico dos cristãos deveria ser um sistema onde não há necessitados, explorados e sem propriedade privada, pois tudo era de todos. Um não deve ter em suas mãos o monopólio do sistema de produção, mas tudo o que é produzido deve ser de todos, distribuídos igualmente.
No século XIX, um filósofo e economista chamado Karl Marx, percebendo a situação em que se encontrava a sociedade elaborou um novo sistema econômico chamado Comunismo (também chamado de Socialismo). No Comunismo os meios de produção não ficariam nas mãos de poucos, mas sim de toda a sociedade. Ou seja, o lucro daqueles que trabalham não ficariam nas mãos de um pequeno grupo de aproveitadores, mas sim dos próprios trabalhadores e da própria sociedade. Dessa forma, seriam abolidas as classes sociais, não existiria pobreza e todos os homens seriam iguais. Os países não explorariam os outros para enriquecerem, pois a humanidade seria uma só, com ajuda mútua, como é relatado no livro de Atos. No comunismo não existem crises econômicas, pois não existe competitividade entre as empresas, porém, todas as empresas estarão em detenção do Estado. E o Estado no comunismo não é nada além da representação de todos os trabalhadores.

Hoje, podemos ver dia após dia o que o capitalismo tem feito na nossa sociedade, ao sermos bombardeados todos os dias com notícias sobre o tão temido aquecimento global. Governos se reúnem para tentar salvar o pouco que resta da nossa natureza e sociedade. Mas o consumo excessivo no sistema capitalista, o intenso desmatamento e a sede de lucros exagerados impedem de salvar o nosso planeta. A atual situação do aquecimento global só vai parar quando também parar o sistema capitalista. Se este for substituído por uma economia comunista, onde os bens são feitos para as pessoas e não simplesmente para gerar lucros.
Nós cristãos devemos sim participar na construção de uma sociedade mais justa, pois ou você é contra esse sistema, ou você o apóia. Apóia toda vez que compra um tênis de uma marca que utiliza trabalho infantil, apóia quando você quer se integrar a esse sistema ganhando uma fortuna enquanto outros morrem de fome e apóia ao fechar os olhos para toda essa injustiça social. Cristo nos diz para amarmos o próximo como a nós mesmo. Como podemos fazer isso se não estamos preocupados com o nosso próximo? Como podemos fazer isso se apoiamos toda essa injustiça que ocorre com a sociedade. Pense, reflita, questione!
Em João 8:32 está escrito: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”
Agora que sabemos a verdade sobre o sistema capitalista não podemos nos omitir. Vamos lutar por um cristianismo verdadeiro. Não por esse cristianismo Individualista e capitalista, mas sim por Um Cristianismo social, um cristianismo Socialista, um cristianismo onde sigamos verdadeiramente as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo de amor ao próximo.




NÃO DEIXE ESSE TEXTO SER COMIDO POR TRAÇAS: REPASSE-O



Autoria: Rafael
10 de março de 2010
Rio de Janeiro

5 comentários:

  1. Quanto tempo levou p escrever isso? eu, passei a semana escutando isso.. preciso muito falar com voce..

    ResponderExcluir
  2. Demorei em média 1 mês pra escrever o texto completo. vou ver se imprimo e coloco nos correios das igrejinhas daki. Mas.. passou a semana escutando oq? rs.

    ResponderExcluir
  3. Igrejas, religiões, deuses, só servem pra uma coisa: escravidão mental!
    Fazem as pesoas se esquecerem do que realmente importa e se perderem num mundo de "contos de fadas!" Desse modo a humanidade sucumbe, mas sucumbe sem gritar muito, pois vivem iludidos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ouço muito de muitas pessoas que religião, como disse Rogerio Martins, é uma forma de escravidão mental, que não serve para nada...
    Mas eu concordo completamente com o texto, excelente trabalho! O cristianismo adquiriu hoje em dia uma imagem muito negativa, devido a comportamentos totalmente inadequados de padres e similares..(sem falar em períodos mais antigos da história em que a Igreja detinha um grande poder político e econômico e manipulava o povo; isso sem falar dos tribunais da Inquisição..). É uma pena pois o verdadeiro ensinamento dessa religião, ao me ver, está intimamente ligado ao socialismo.

    ResponderExcluir
  5. Grande postagem Rafael. Devo deixar uma importante crítica; Jamais, em hipótese alguma, devemos misturar religião com a política! Não é um problema pela ausência de Cristo ou não, e sim um problema social, onde o povo brasileiro e todos trabalhadores do mundo precisarão dedicar-se, acordar, lutar, para reverter essa injustiça! É uma questão de política, não religiosa!

    ResponderExcluir