quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Igreja e a Exploração do Homem pelo Homem (Parte 1)



Autoria: Rafael Benedito de Souza

A Igreja e a Exploração do Homem pelo Homem

Escrevo esta carta aos cristãos ao ver a Igreja do Senhor se perder diante desse sistema e se integrar a este mundo, apoiando um sistema assassino, que gera miséria, guerras, fome e desgraças, chamado de Capitalismo.
Romanos 12:2 diz: E não vos conformei com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Praticamente todos já ouviram falar alguma vez sobre o capitalismo, mas poucos sabem o que é realmente. O capitalismo é o sistema econômico no qual vivemos. Mas, o que é mesmo economia? Economia é a forma de como os bens materiais são produzidos e distribuídos perante a sociedade. Vou explicar melhor. Existe a produção de alimentos. Você pode distribuir os alimentos conforme a necessidade de cada um, ou pode criar uma competição brutal para cada um conseguir esses alimentos necessários a sobrevivência. Nessa competição, como se é de imaginar, alguns sairão com muitos bens materiais e outros com poucos. Enquanto uns não têm nem dinheiro para se alimentar, outros esbanjam milhões com coisas desnecessárias. O sistema de produção capitalista, onde os bens são distribuidos de forma desigual é um sistema brutal, pois mata sem necessidade.

Segundo o suíço Jean Ziegler, Relator da ONU, “a ‘ordem econômica mundial’, leia-se capitalismo, assassina 100.000 pessoas famintas por dia, apesar de o mundo ter atualmente a capacidade de alimentar 12 bilhões de seres humanos, o dobro de sua população. (...) Ziegler denunciou que a cada sete segundos uma criança menor de 10 anos morre por problemas ligados à desnutrição, e que a cada quatro minutos uma criança fica cega por falta de vitamina A. (...) A situação geral da fome é "especialmente dramática na África, um continente onde 36% da população é subnutrida; 186 milhões de africanos sofrem de fome grave e, em 20 anos, o número de famintos passou de 91 para 186 milhões".
Se temos a capacidade de produzir aliementos para 12 bilhões de pessoas, sendo que a população mundial é de 6 bilhões, porque ainda existem pessoas passando fome? Esse sistema está muito mais preocupado com os lucros e dinheiro do que com as pessoas. O que a bíblia diz sobre isso?

I Timóteo 6:10 diz: Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males.
Sim, vemos aqui o capitalismo sendo a origem de toda a guerra, miséria, desemprego, exploração, fome e miséria no mundo. Como então um cristão poderia apoiar o sistema capitalista?

No capitalismo só existe uma forma de você ser rico: a base da exploração e miséria dos outros. No capitalismo sempre haverá desempregados, pobres e desigualdade, pois nesse sistema, a riqueza de poucos é resultado da pobreza de muitos. Aquilo que é produzido por muitos, ou seja, pelos trabalhadores, fica não em poder destes, mas sim em poder dos burgueses, ou se preferir, empresários. O trabalhador, por não possuir os meios de produção, é obrigado a vender sua mão-de-obra por um salário que determinar o burguês. Empresas americanas instalam suas fábricas em países da América Latina, e continentes como Ásia e África, utilizando mão-de-obra infantil para produzir seus calçados, calças, refrigerantes e outros produtos que aparecem para nós nas propagandas como uma maravilha do consumo. Essas indústrias expulsam o campesinato local de suas terras ao torná-las inférteis para a plantação, obrigando a população local a vender sua mão-de-obra por salários ultrajantes. O capitalismo tirou de nós aquilo que nos torna humanos ao colocar os bens materiais a cima da vida humana. Um revolucionário argentino chamado Ernesto Guevara uma vez disse: “nem todas as propriedades do homem mais rico do mundo valem mais que uma vida”. Eu pergunto a você: Quanto vale uma vida? Você concorda com o capitalismo que tira a vida de milhões de pessoas para que simplesmente os ricos possam continuar sendo mais ricos?

O que Cristo diz em relação a isso? Vemos em Matheus 16:26 : Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Lembre-se: “Uma alma vale mais do que o mundo inteiro!”
Vale apena ser rico sabendo que o único jeito de ser rico na sociedade capitalista é a base da exploração e miséria do restante da sociedade?
Outra frase que eu gosto muito é de um filósofo do séc. XVIII chamado Rousseau: “O Primeiro que concebeu a idéia de cercar uma parcela de terra e dizer: ‘isto é meu’, e que encontrou gente suficientemente ingênua que lhe desse crédito, este foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: ‘cuidado, não daí crédito a esse trapaceiro, perecereis se esqueceres que a terra pertence a todos’”.
Como disse Rousseau: A TERRA PERCENTE A TODOS! E os frutos dela também.

II Timóteo 2:6 diz: O Lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.
No Capitalismo as terras e os meios de produção estão unicamente nas mãos dos empresários. Nas terras, aquele que trabalha tem de entregar o fruto de seu trabalho aos seus patrões. Assim é o capitalismo, que não cumpre o versículo de II Timóteo.

A riqueza do cristão

Por diversas vezes já ouvi pastores falando sobre prosperidade financeira. E quem já não ouviu a chamada Teologia da prosperidade? Mas seria a teologia da prosperidade verdadeiramente cristã? Seria a pobreza unicamente consequência da falta de fé? Seria então que pessoas não cristãs que são ricas, são porque elas tem mais fé e mais dedicação do que a gente?

Pergunto: será que todos os cristãos e não só os cristãos, todos que se dedicarem e tiverem fé poderão ser ricos? Claro que não! Como já foi relatado aqui, no capitalismo só podem existir ricos enquanto existirem muitos pobres. Sempre haverá pobreza no capitalismo, e em grande número. O capitalismo está baseado no sistema de livre concorrência, ou seja, aqueles que são melhores e tiverem mais capacidade que atinjam o que for melhor. Mas pergunto, será que essa corrida pelo melhor e mais bens materiais é justa? Um menino de rua ou um morador de favela tem a mesma chance que um filho de um burguês ou alguém de classe média alta? A resposta é não! As chances são desiguais e o sistema também. A concorrência por esses bens materiais e por aquilo que é necessário para a sobrevivência não deve ser um meio de disputa e guerras. As riquezas do mundo devem ser distribuídas igualmente entre todos os povos. Ou você acha que Cristo apoiaria um sistema desigual e baseado na exploração? Cristo nos chamou para ser a luz do mundo e sal da Terra. Como podemos ser luz do mundo e sal da Terra se não somos exemplos? Ao contrário, por muitas vezes, mesmo sem saber, apoiamos esse sistema capitalista e somos responsáveis pela manutenção e continuação do mesmo.

Porque acha que Cristo dizia que é Mais fácil um camelo entrar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino do Céu? E porque acha que está escrito em I Timóteo 6:9-10 que “os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”?
Cristo sabia que a única maneira de ser rico na sociedade em que ele vivia e nas duas sociedades futuras (consecutivamente Feudalismo e Capitalismo) seria através da exploração do homem pelo homem, algo inaceitável para um cristão.

O destino de todos aqueles que se baseiam na exploração está descrito em Tiago 5:1-6:
“Eia pois agora vós, ricos, chorai, e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e os vossos vestidos estão comidos de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o jornal (salário) dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. Deliciosamente, vivestes sobre a terra, e vos deleitastes: cevastes os vossos corações, como num dia de matança. Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.”

O Trabalho infantil no capitalismo

Em seu conceituado livro, História da riqueza do Homem, o historiador Leo Huberman fala sobre a condição da classe operária logo no princípio do capitalismo. Vejamos um dos relatos de um antigo capataz de aprendizes de uma fábrica de tecidos de algodão do século XIX na Inglaterra, na qual ele presta o seu depoimento perante uma comissão do Parlamento em 1816:
“Eram aprendizes órfãos? – Todos os aprendizes órfãos.
E com que idade eram admitidos? – Os que vinham de Londres tinham entre 7 e 11 anos. Os que vinham de Liverpool tinham 8 a 15 anos.
Até que idade eram aprendizes? – Até 21 anos.
Qual o horário de trabalho? – De 5 da manhã até 8 da noite.
Quinze horas diárias era um horário normal? – Sim.
Quando as fábricas paravam para reparos ou falta de algodão, tinham as crianças posteriormente, de trabalhar mais para recuperar o tempo perdido? – Sim.
As crianças ficavam de pé ou sentadas para trabalhar? – De pé.
Durante todo o tempo? – Sim.
Havia cadeiras na fábrica? – Não. Encontrei com freqüência crianças pelo chão, muito depois da hora em que deveriam estar dormindo.
Havia acidentes nas máquinas com as crianças? – Muito frequentemente. ”

Hoje em dia, a exploração do trabalho infantil continua com diversas empresas como a Nike, coca-cola e outras, na qual pagam para essas crianças 20 centavos a hora, na qual trabalham doze horas. Segundo a ONU, o numero de crianças trabalhando ainda chega a 218 milhões em todo o mundo.

E você, quantas crianças conhece que por falta de dinheiro na família precisa abandonar os estudos para ajudar nas despesas domésticas? Lugar de criança deve ser nas escolas estudando e não nas fabricas ou em qualquer outro tipo de trabalho informal. Não posso deixar de dizer que desde o início da revolução industrial a situação dos trabalhadores e consequentemente a situação das crianças melhorou. Mas seria este um processo natural? Seria que mudou por acaso? A resposta é não! Nós estamos tão acostumados com as leis trabalhistas de jornadas de 8 horas de trabalho, férias remuneradas, aposentadoria e outros, que achamos que isso sempre existiu. Mas tais leis só foram conseguidas a base de muita luta e sacrifícios dos próprios trabalhadores. Através do socialismo muitos lutaram e conseguiram. E os cristãos? O que tem feito em relação a toda essa injustiça? Fechado os olhos? Está na hora de acordarmos e lutarmos contra esse sistema!

7 comentários:

  1. Realmente um ótimo texto. Com fazer para os cristãos lerem e entenderem tudo isso..? A verdade é que se isso ocorrer, eles deixaram de serem cistaos, pois no darao o braço a torcer por um mundo nao capitalista (ou seja, pra que se desconfortar?)

    ResponderExcluir
  2. Tenho um plano pra distribuir esse texto em várias igrejas. Em breve colocarei em prática!

    ResponderExcluir
  3. Voce tinha que conhecer um cara, meo.. um senhor na real. com o tempo te explico a figura que nem ninguem entende que ele é. alias, voce é o rafael com quem estou falando por orkut, do rio?

    ResponderExcluir
  4. Rapaz isso é verdade como te digo...

    Jesus tinha ideias comunistas,o cristianismo é contra o capitalismo!!!

    ResponderExcluir
  5. Sim, sou o rafael do Orkut, do contestação social, do teatro e tudo mais..

    ResponderExcluir
  6. Tenha extremo cuidado irmao, porque o fim da desigualdade social, em breve vai chegar junto com o reino do anticristo!
    O profeta Daniel ja havia predito:
    e ele (anticristo) fara o que nunca fizeram os seus pais e nem pais dos seus pais, repartira a preza, o despojo e riqueza
    Muito cuidado irmaos, porque nos dias em que a igreja dorme, como no getsemani, temos de estar alerta e vigilantes, como o senhor JESUS!!!

    ResponderExcluir
  7. sempre preguei isso pra o pessoal aki na minha comunidade, como podem os cristãos que diz defender as ideias supostamente de um senhor Jesus cristo o qual por sua vez "pregou tanta igualdade em meia tanta maldade" dinheiro, poder, sexo tudo isso segundo as escrituras do cristianismo que teria eles assassinado como um marketing o homem salvador e que defendeu mesmo sem saber o real valor do socialismo.

    ResponderExcluir