quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Burguesia



Autoria: Rafael Benedito de Souza

Hoje vivemos o ápice da sociedade burguesa. O ponto máximo de seu apogeu, o que já foi considerado o fim da história, a vitória do capitalismo sobre o socialismo. Bem, mas o que essa "vitória" do capitalismo está nos trazendo? Ao ligarmos a TV vemos o resultado dessa sociedade burguesa. Na política: corrupção, na econômia: crises, nas leis: descomprimento, na sociedade: desigualdade, violência, no mundo: guerras, na natureza: aquecimento global. A juvente, hoje, que nunca ouviu falar em governo do proletariado, só pensa em se inserir nessa sociedade de valores burgueses, passado através dos meios de propagação dessa mesma sociedade: A TV, através de seus filmes, novelas e propagandas! O papel feito pela igreja na idade média hoje em dia é feito por aquilo que está em nossas casas, na nossa sala, A televisão. Através dela chega a nós o modelo de vida a ser seguido. Os heróis dessa sociedade burguesa são os grandes empresários, donos de grandes empresas, com diversos carros, apartamentos e, até mesmo, diversas mulheres.

Bem, até aqui é o que vemos. Ou pelo menos o que queremos ver. A parte disvinculada dessa história é parte feia, a parte manchada, a que não é agradável aos olhos. A extrema riqueza nas mãos de poucos só tem como consequência a extrema pobreza na mão de muitos. Isso consequentemente gera roubos, assassinatos, sequestros e o dinheiro a partir dai passa a valer mais do que a vida. O sentido da vida na sociedade burguesa é a quantidade de bens materiais que vc pode adquirir. Assim, a burguesia cria guerras para poder expropriar daqueles que não podem se defender o pouco que eles tem para manter a sua sobrevivência. Assim, o imperialismo e colonialismo ocorreu nos países da África e Ásia no século XIX. A exploração dessas regiões deixando o povo desses países sem o mínimo necessário para a sua subsistência gera o que vemos hoje, principalmente na áfrica. No século XXI, todo o resultado criado pelos ditos países desenvolvidos europeus é desvinculado e a África é mostrada para as novas gerações como se fosse pobre por causas naturais.

Enquanto pessoas morrem de fome na somália, enquanto pobres moram em barracos na América latina, os jovens, filhos da classe média alta no Brasil está morando em apartamentos em copacabana, procupados somente com a próxima balada, a próxima festa, a próxima transa... Festas... Pergunto-me festejar o que? Qual o motivo de festejamos carnaval, natal, feriados, ano novo, copa do mundo? O que ganhamos? Quem está ganhando? como podemos festejar se vivemos uma crise na humanidade. Estamos festejando a nossa própria desgraça, a nossa própria condenação. A cada fogos lançados no céu, festejamos a nossa morte, a morte do nosso próximo. festejamos os esturpros, roubos e assassinatos gerados pela nossa sociedade capitalista.

Os jovens de baixa renda também tem mentalidade burguesa. O que eles querem não é mudar a sociedade, porém, integrar-se a ela. O sonho do jovem de classe baixa é um dia também ser um burguês. Essa é a mentira inventada pela sociedade burguesa. Se você se esforçar ao máximo pode se tornar rico. Como é possível todos serem ricos? impossível, pois a riqueza só é formada a base da pobreza. Impossível todos serem empresários. Onde estariam os professores, os médicos, os faxineiros?
Assim, a mudança de toda a sociedade só é possível com a substituição da ordem econômica atual por uma economia socialista. Mas quem sabe o que é socialismo hoje em dia? A educação está ae. Muitos achavam que ela poderia mudar o mundo, mas o modelo que temos de educação é a educação burguesa. Hoje, as escolas são lugares onde nos transformam em robôs para podermos integrarmos a sociedade capitalista sem questionarmos. Somos doutrinados a produzir bastante para recebermos bastante dinheiro e cada vez enriquecer mais e mais.. Mas qual é o valor da vida? isso não nos ensinam! Porque estamos vivos? Oras, isso não é necessário ser questionado nas escolas. Não nos ensinam a lutar por nossos direitos, não nos ensinam a questionar, não nos ensinam a olhar pelos pobres. Só nos ensinam a obedecer a ditadura do capital.

Bem, e o pior de tudo é saber que eu faço parte dessa sociedade. Se ligo a TV e vejo notícias de mortes, gerras, assassinatos... eu digo: é tudo culpa minha! Sim, é culpa minha, culpa sua, culpa nossa, pq a sociedade não é formada por meia dúzia de pessoas, mas sim por todos e se vivemos isso hoje é porque escolhemos. Então, somos indiretamente responsáveis por tudo isso. A partir da hora que rompemos com a lógica liberal, e buscamos transformar o mundo para uma econômica mais justa na qual o objetivo seja o bem estar de toda a população, ai sim estaremos livres. Ainda não livres de corpo, mas sim livres de Espírito. E é essa liberdade que primeiro tem de ser alcançada. A todos, saudações socialistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário