sexta-feira, 25 de junho de 2010

Capitalismo Anti-democrático



Autoria: Rafael Benedito de Souza (# Rafael #)

Hoje, as barreiras alfandegárias tiram aquele que é o princípio básico do liberalismo: "economia livre". Esse e outros protecionismos são resultados direto das novas fases que vem passando o capitalismo. Assim como o Imperialismo é a fase superior do capitalismo, segundo Lenin, agora temos o Neoliberalismo desde a crise de 1929 e o capitalismo global, ou globalização, que vem tomado proporções cada vez mais assustadoras desde o fim da Guerra Fria. Hoje, o fim de todos os protecionismos geraria um caos da economia, e isso é algo que nem a OMC está disposta a fazer. Os Trustes e Cartés são também resultados direto dessa nova forma de capitalismo, pois são consequências diretas da ecessiva ganancia por lucros. Assim, o capitalismo se concretiza mais uma vez como uma forma injusta de competição.

Sempre haverá perdedores, independe da intervenção do Estado na economia ou não. aliás, a intervenção do Estado na econômia capitalista realmente é algo muito prejudicial, pois quem paga pelas perdas dos grandes bancos e empresa é sempre o contribuinte! Assim ocorreu com a crise iniciada em 2008 gastando dinheiro dos cofres públicos para salvar a economia. O capitalismo desde o seu principio escraviza o homem, principalmente a classes trabalhadora que tem de vender sua força de trabalho para sobreviver.

Doutrinas surgidas como o Taylorismo e o Fordismo só serviram para uma coisa: "escravizar cada vez mais o operariado". Os operários não devem questionar, mas sim obedecer e fazerem trabalhos tão repetitivos que fazem o trabalhador esquecer o porque está vivo. Assim, a Alienação tira todo o princípio filosófico da existência humana, dando como existência um único Objetivo: "CONSUMIR, COMPRAR!", mesmo que isso seja a custa da destruição do planeta e da destruição de sua própria humanidade.

Então, qual seria a solução? Substituir esse sistema por um que vise não o enriquecimento de alguns poucos, mas sim por sistema econômico que vise o bem estar de toda a população, onde os recursos naturais não estejam a venda. Um sistema econômico onde os próprios trabalhadores sejam donos daquilo que produzem. Esse sistema se chama: DEMOCRACIA ECONÔMICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário