sábado, 14 de fevereiro de 2009

Brasil, uma democracia?



Lembro-me da primeira vez em que eu ouvi falar em democracia. Só não me lembro ao certo com que idade eu estava, mas sei que eu era uma criança. Foi em uma propaganda do TSE, na qual um garoto perguntava para a sua mãe o que era democracia. A mãe responde que é quando o povo governa uma nação e exemplifica dizendo que o Brasil é uma democracia. Desde aquela época não me convenci de que o Brasil realmente fosse uma democracia. Por quê? Oras, dizer que o povo está no comando dessa nação só pode ser uma piada. Não acredito que o povo queira ver os políticos usando o dinheiro público para gastos pessoais, seja com uma tapioca no café da manhã ou com visitas ao Copacabana Palace. Muito menos me convencem de que o povo fica contente ao ver crianças pedindo esmola na rua ou com o baixo salário dos trabalhadores.
Se o povo realmente comandasse essa nação, o Brasil não estaria dessa forma. Vocês podem me dizer: mas já sabemos de tudo isso. Se sabem, porque não fazem nada para mudar esse quadro? Porque ao invés de irem ao carnaval, não vão para as ruas protestar? Porque ao invés de assistirem a TV não pegam um livro e começam a estudar propostas para mudar esse quadro? Vou responder-lhes: porque todos estão conformados. Acham que nada vai mudar, que não adianta fazer nada por que isso tudo é problema dos governantes. Ou seja, não acreditam na democracia e o que é pior, apoiam a esse sistema ao se omitirem, achando que já fazem muito colocando o seu voto na urna. Toda vez que digitamos o numero de algum candidato na urna estamos entregando a ele todo o poder e toda a autoridade sobre nós, dando sustentação a esse governo Déspota.
Faça-mos mais do que votar, lutemos por uma verdadeira democracia para que nossos filhos realmente sejam livres.

Um comentário:

  1. Pois é Rafael.Esse povo brasileiro não irá fazer nada nas ruas,só querem festas,mais festas.Ora,quem sou eu pra falar deles??
    Afinal,eu não estou fazendo minha manifestação,contestação,etc e tal.Eu só posso criticar.Não posso fazer isso porque o brasileiro é um povo super-ocupado,mas um dia deixaremos de ser ocupados e vamos lutar por um Brasil melhor!!


    Abraços!!

    ResponderExcluir