sexta-feira, 16 de julho de 2010

"PAPO FURADO": Educação Burguêsa ou Educação Proletária?


"Bom eu quero deixar claro aqui que esse texto não é um texto técnico,mas sim minha opinão tirada das minhas proprias conclusões por isso vc não vai encontrar números ou porcentagens aqui,um monte de "aspas",mas nada de números certo?! é isso então lê ai!!"



Hoje alguns crêem que se possa criar uma nova sociedade,usando a educação atual,acreditam que com a educação que temos hoje poderemos levar o homem a uma nova consciência,mais madura e consequente;de fato a educação sem dúvida tem um papel primordial na criação de um "Novo Homem"de uma "Nova sociedade";porém hoje vivemos em uma sociedade capitalista onde a educação não passa de um mero negócio (lucrativo diga-se de passagem) burguês, de uma simples máquina de fazer "homens preparados para o mercado de trabalho” ou “homens preparados para o futuro".Mas pra que tipo de futuro esses homens são preparados?

Bem são preparados exatamente para esse maravilhoso "futuro" que temos hoje,essa estupenda modernidade,onde esses tais "homens preparados" criam todos os dias novas tecnologias magníficas ("novos"objetos de consumo em especial);esse "futuro" onde o homem vai ao espaço quando quer,como quem vai a padaria comprar pão.Sim eu acho tudo isso muito importante,para nós homens, acho essas tecnologias magníficas quando usada de forma beneficente a raça humana e ao planeta.Só que tem uma "pequena" contradição nisso tudo,nessa mesma sociedade de "homens do futuro",para os quais não existe o impossível,ainda tem pessoas vivendo em situações desumanas,sem direito de suprir suas necessidades primárias de "cidadão da Sociedade do Futuro",nessa mesma sociedade pessoas morrem por causas que podem ser consideradas primitivas,diante tanta modernidade.

Então a pergunta, como pode nessa "Sociedade do Futuro"constituída por "Homens do Modernos"onde se tem a capacidade de alimentar o dobro da população,pessoas ainda morrem de fome?

Bom a resposta pra essa pergunta pode ser resumida em uma palavra CAPITALISMO,,já esse também pode ser definido como:Exploração do Homem pelo homem,distribuição desigual dos bens da sociedade, irracionalidade e etc.Mas também pode ser simplificado em apenas uma palavra Barbárie. Bem para não sair do contexto(cara ta difícil não sair do contexto td isso aki faz parte,mas eu vo tentar resumir minha opinião sobre a educaçao) voltemos ao tema aqui abordado Educação.

Bem como eu já disse lá em cima alguns acreditam que se possa criar um "novo Homem" e um "Nova sociedade" com a educação atual (Educação Burguêsa). Na minha (modesta) opinião isso não é possível,você pode tentar consciêntização nas pessoas como faz O Paulo Freire,mas não ira resolver o problema. Por que você só vai conseguir consciêntizar algumas dúzias de pessoas,ai vem alguém e diz:mas "De grão em grão em grão a galinha enche o papo".Sim de fato,só que no papo dessa galinha tem um buraco por onde os grãos caem,ou seja a galinha vai passar a vida tentando encher o papo mas no vai dar em nada.

O fato é que enquanto alguns homens consciêntizam meia dúzia de pessoa "as máquinas de fazer homens preparados para o futuro"despejam milhares de pequenos-burguêses alienados na sociedade,otimismo é uma,coisa tentar encher com grãos um saco furado tem outro nome...

Mas enfim eu acho que primeiro a sociedade tem que se mudar no plano politico e econômico,e assim tampar o buraco que tem no papo dessa galinha,para que homens como Paulo Freire possam enche-lo com êxito. Bom é isso!!! valeuuu

autoria: Junior, “o Bolivar1”

3 comentários:

  1. Sempre será assim...


    Como Marx disse:"A ideologia dominante é a da classe dominante!!!"

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! E outra, acredito que nao adianta investir em educaçao basica contruindo escolas nos interiores dos interiores do país se o método de ensiono continua o mesmo, decorar tabuada, decorar quem 'descobriu' o Brasil e etc. Realmente não adianta. O sistema educacional tem que mudar. as crianças precisam de libertade, nao podem ser impostas à rosa é de menina e azul é de menino, elas tem que brincar, construir, subir em arvores, pintar paredes, expandir criatividade! expandir CRIATIVIDADE! Outra coisa: Se o investimento na educaçao fosse realmente grande, nao existiria vestibular! Porque todos os jovens caberiam na universidade, existiram campus, sedes, predios, professores para TODOS! e isso nao é justo, desde 1880.. e bolinhas... eu digo hoje em dia: VIVA A REVOLUÇÃO EDUCACIONAL!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com sua, podemos dizer, tese! No entanto tenho uma opinião vista de outro ponto de vista. Vamos usar aqui os EUA como exemplo; Os EUA como todo mundo sabe é uma megapotência econômica, sendo que as riquezas são bem divididas, comparando com o Brasil com certeza são! Aí vai, países como os EUA e alguns países europeus têem esse "status mundial", "as superpotências". Com tal poder obitidos por acúmulo e fartura de riquezas, esses países acabam se achando "donos do mundo"! O IMPERIALISMO dos EUA está aí, tentando controlar todo o mundo, desrespeitando governos e populações de países considerados "inferiores" por terem o PIB quase nulo comparado com os EUA. E esse é o problema, os países subdesenvolvidos são submissos, dependentes dessas superpotências por essas acumularem capital! Se todos países considerados subdesenvolvidos impantassem o regime comunista, tenho certeza que poria fim à essa dependência política, econômica e social! Não querendo se transformar em países desenvolvidos e sim em países independentes e sólidos. Assim os países desenvolvidos iriam se sentir inúteis, impotentes, pelo fato dos seus antigos aliados submissos se tornarem comunistas. Logo, esses países desenvolvidos também iriam se transformar em países comunistas, pelo motivo que o mercado mundial seria abondonado pelos países subdesenvolvidos. Tenho certeza que após todo mundo ser comunistas, países que têem fartura iriam dividir com outros países necessitados, algo impossível no mundo capitalista e competitivo!
    Essa é minha tese, tem muito à evoluir, no entanto, a base está sólida!

    ResponderExcluir