quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Bipartidarismo no Brasil



Esse ano você terá a oportunidade de escolher o nosso mais novo presidente ou presidenta. Ou melhor, você será o obrigado a fazer isso. Não que a democracia seja algo ruim, ao contrário, é ótima. Mas isso o que temos, não é democracia. Obrigam-nos a votar pro Brasil continuar sendo a miséria que é ou para ele piorar e muito mais (acreditem, é possível se tornar pior). Não quero aqui criticar aqueles que votam na Dilma para afastar o perigo tucano. Critico eu a forma como esse sistema eleitoreiro nos é imposto. Antes mesmo de conhecermos de fato dos candidatos impunham-nos pesquisas eleitorais tiradas não sei de onde dizendo que Serra e Dilma estavam na frente. Assim, o povo era condicionado a votar nesses dois candidatos.

Passado o perigo do primeiro turno, com a mídia sempre limitando os candidatos a apenas dois ou três, temos o vergonhoso e anti-democrático segundo turno. PT e PSDB concorrem a presidência. A social-democracia petista na verdade é muito mais democrata do que social. Não fez a reforma agrária, aumentou a dívida interna (sob a ilusão do pagamento da externa), capitalizou a petrobrás (sob a ilusão de maior fortalecimento do governo na mesma). Continou de alguma forma ou de outra o governo FHC. Medidas assistencialistas foram implantadas para freiar o questionamento da população ao sistema capitalista, que é a origem dos males. Ao capital, ninguem toca, ninguem ameaça. A manutenção do capitalismo e das grandes riquezas é inquestionável nesses dois modelos.



Esses modelos nos são impurrados pela farsa midiática, na qual Globo apoia Serra e Record apoia Dilma. Isto é e Carta Capital apoiam Dilma e Veja e Época, a Serra.

Esses dois modelos nos são impurrados de forma totalmente não democrática. Temos de aceitar sem questionar sequer o sistema estabelecido. O voto nulo, que por muitos é acusado de ser neutro ou de ficar "em cima do muro" na verdade é uma forma legita de protesto e de não aceitação do sistema estabelecido. Mostra que vc não está participando da farsa eleitoral e não legitimará qualquer governo que assumir o poder no ano que vem. Faça a sua escolha. Não condeno o voto em Dilma, mas condeno a imposição do mesmo. Assim, falo como o PSOL: "voto crítico em Dilma ou voto nulo".